março 15, 2018

Romance (drama, 2002)




País: Coréia do Sul
Gênero: romance, drama
Duração: 16 episódios
Produção: MBC TV

Direção: Lee Dae-young
Roteiro: Bae Yoo-mi

Elenco: Kim Ha-neul, Kim Jae-won, Jung Sung-hwan, Kim Yu-mi, Moon Ji-yoon, Kim Hae-sook, Park Won-sook, Shim Yang-hong, Kim Young-gun, Han Ye-jin, Kang Rae-yun, Seo Hyeon-gi.

Resumo

Chae-won e Gwan-woo se conhecem na primavera, à sombra das cerejeiras em flor, e se apaixonam à primeira vista. Mais tarde, o jovem casal se descobre na posição de professora e aluno, e seu amor é desafiado pela oposição da família e o preconceito da sociedade.

Comentário

Romance não é um grande clássico do gênero e muito menos tem um elenco espetacular, mas, passados 16 anos, vale a pena voltar a este drama, tanto para refletir sobre seu tema polêmico, quanto sobre o destino de seus atores.

A roteirista Bae Yoo-mi (Shall We Kiss First, Twinkle, Twinkle) introduz a estória no formato de comédia romântica, mas logo em seguida cai no lugar comum do melodrama. É realmente uma pena, pois o enredo repleto de clichês faz de Romance um drama mais datado do que sua idade real, enquanto poderia ter se tornado uma referência, pelos temas interessantes que aborda, especialmente o amor “proibido” do casal protagonista. A direção burocrática do PD Lee Dae-young (Father I’ll Take Care of You) também não ajuda muito, mesmo com algumas belas paisagens primaveris ilustrando o romance de Chae-won e Gwan-woo.

No entanto, apesar de todas suas fraquezas, o drama surpreende pela ousadia ao enaltecer o romance entre uma professora e seu aluno, algo difícil de imaginar no mundo atual, governado pela intransigente patrulha do politicamente correto. É claro que, para os padrões ocidentais, um jovem de 19 anos apaixonar-se por uma mulher apenas seis anos mais velha, não chega a gerar grande polêmica. Mas na sociedade (até hoje) conservadora coreana, os romances de ‘noonas’ ainda são temas ardentes nos dramas. É verdade que neste drama há um contexto que, se não isenta, ao menos justifica a inocência das intenções do casal. Quando Choi Gwan-woo e Kim Chae-won se conhecem, ele mente sobre sua idade, e ela sobre sua profissão. Depois de se envolverem num acidente de trânsito bizarro, o casal se reencontra no festival de primavera da bucólica cidade litorânea onde Gwan-woo mora. Choi Gwan-woo se apaixona a primeira vista por Kim Chae-won, e, mesmo percebendo a diferença de idade entre os dois, não resiste ao seu ar juvenil e comportamento despreocupado. Ao ver que Gwan-woo faz parte de uma banda de rock, Chae-won presume que o rapaz é um estudante universitário, o que ele confirma, sabendo que ela sairia correndo se soubesse a verdade. Por sua parte, Chae-won acaba mentindo ser uma secretária, ao ser informada por Gwan-woo de seu desprezo profundo pela profissão de professor. E é assim que a jovem professora e o estudante secundarista se apaixonam profundamente, sem perceber a grande desilusão que sofreriam muito em breve.

E não são pequenas as adversidades que este belo casal terá de superar para viver um grande amor. Ao mudar-se para Seul, Choi Gwan-woo se matricula justamente na escola onde sua amada Kim Chae-won dá aulas de literatura. Chocada com a situação, a princípio a professora Chae-won tenta se afastar de Gwan-woo, mas é difícil resistir às investidas do rapaz. Mas o pior está por vir, quando ambos descobrem que suas famílias estão ligadas por uma trama financeira que levou à falência a empresa do pai de Gwan-woo.

Romance é um destes raros dramas em que o protagonista masculino não é um herdeiro mimado, - Choi Gwan-woo é um personagem magnífico.  Mesmo antes da morte do pai, Gwan-woo já era um rebelde, ao rejeitar o poder em nome do sonho de ser um músico. Quando a família se vê arruinada, é ele que assume a responsabilidade e trabalha incansavelmente para mantê-los unidos. Dói ver como Gwan-woo, um adolescente normal, do dia para a noite tem de se comportar como um adulto maduro, tendo todo o peso do mundo sobre seus ombros. E não é fácil suportar a depressão da mãe e a inconformidade dos irmãos com sua mudança radical de vida. Mas Gwan-woo luta bravamente para torna-se um homem respeitável, e assim, reconquistar o amor de Kim Chae-won.

Kim Jae-won (Can You Hear My Heart, Father I´ll Take Care of You, Hwajung), como o estudante Choi Gwan-woo, é simplesmente adorável, e seu talento natural parecia ser uma aposta certa de um futuro brilhante como ator. No entanto, não foi o que se viu, e embora ele siga na carreira, é de forma muito mais modesta, e o grande sucesso nunca se concretizou. É difícil saber o que aconteceu, se foi o fato de ele ter se casado muito cedo, ou apenas escolhas erradas de projetos, - o fato é que, assistindo sua belíssima atuação em Romance, é impossível não lamentar que ele não tenha brilhado mais na TV ou no cinema.

Kim Chae-won (Kim Ha-neul), felizmente, também não é uma garota mimada, talvez porque apesar da mãe, Yoon Mi-hee (a sempre divertida Park Won-sook, Dear My Friends) ser uma empresária ambiciosa, o pai, Kim Dae-geon (Shim Yang-hong, Gourmet), é um intelectual, professor universitário. Chae-won ama ser professora, e se preocupa sinceramente com o bem estar de seus alunos, mesmo que role de vez em quando uma ‘bela’ palmatória (as cenas de alunos sendo punidos fisicamente dentro da escola são triviais, mas não menos chocantes nos dias de hoje). Infelizmente, no final das contas, Chae-won se revela uma pessoa muito mais imatura que seu jovem amor, Gwan-woo. Entende-se que, para que se crie o conflito, o romance deve ser mesmo polêmico, mas não dá para acreditar que Chae-won não pudesse segurar as pontas apenas alguns meses, até que Gwan-woo atingisse a maioridade, e concluísse os estudos. Este, sem dúvida é o ponto mais frágil da estória, e que transforma a simpática Chae-won num personagem muitas vezes exasperante.


Examinando em retrospecto a carreira da atriz Kim Ha-neul, admiro e respeito cada vez mais suas escolhas de papeis, sempre inteligentes e desafiadoras. Com raras exceções (como em A Gentleman´s Dignity), Kim Ha-neul nunca se inclinou aos personagens frágeis e românticos, - mesmo a ingênua Chae-won é um personagem corajoso e passional. Ela já foi uma mulher cega (no ótimo thriller Blind), uma atriz egocêntrica em On Air, ou uma esposa infiel em On the Way to the Airport, - personagens marcantes, únicos.

Dos demais atores de Romance, apenas os mais velhos seguem em alta, como é o caso da sempre fantástica Kim Hae-sook (Judge vs Judge, My Father is Strange), aqui muito jovem e elegante,como a sofrida Lee Yeong-suk, mãe de Gwan-woo. Outro veterano sempre presente na telinha é Kim Young-gun (The Lady in Dignity, When It´s at Night), aqui no papel do pai de Eun-seok, Lee Yeong-gyoo.

Entre os jovens, Jung Sung-hwan (Only My Love), como Lee Eun-seok, o pretendente de Chae-won, consegue arruinar todas as cenas em que aparece, uma das piores atuações jamais vistas em um drama. Não tive o azar de ver se o rapaz aprendeu a atuar, mas não faço questão de tirar a dúvida. Kim Yu-mi, por outro lado, convence, como a irmã ambiciosa de Gwan-woo, Yun-hee, e lembro-me bem de sua bela participação no drama Heartless City. A atriz Han Ye-jin é Yoon Ji-soo, a chatíssima colega apaixonada por Gwan-woo. Anos depois de casar-se e ser mãe ela está de volta o com o melodrama romântico Let´s Watch the Sunset. Meu drama favorito de Ye-jin é Terroir, com o saudoso Kim Joo-hyeok.

Enfim, se Romance não é um drama imprescindível, é uma oportunidade de ver um casal encantador, e comprovar como Kim Ha-neul amadureceu para tornar-se uma atriz tão bonita quanto talentosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...