março 28, 2017

As One (filme, 2012)




País: Coréia do Sul
Gênero: Drama, Esporte
Duração: 127 min.

Direção: Moon Hyeon-seong
Roteiro: Kwon Seong-hwi, Yoo Yeong-ah

Elenco: Ha Ji-won, Bae Doona, Choi Yoon-young, Han Ye-ri, Lee Jong-suk, Park Cheol-min, Ki Eung-soo, Oh Jeong-se, Kim Jae-hwa.

Resumo

A estória real do único momento histórico em que as duas Coréias se uniram, para competir em um campeonato internacional de tênis de mesa.

Comentário

Não é de admirar que um filme que conta uma estória (real) tão fantástica tenha tido um sucesso estrondoso nas bilheterias sul-coreanas.

O diretor Moon Hyeon-seong (The King´s Case Files) e os roteiristas Kwon Seong-hwi (Elephant in the Room) e Yoo Yeong-ah (Like for Likes) formam a equipe responsável por este belo drama esportivo, que une três grandes atores: Ha Ji-won, Bae Doona e Lee Jong-suk.

O ano é 1991, e a equipe de tênis de mesa sul-corena prepara-se para as provas de qualificação para o Campeonato Internacional de Chiba. Ha Ji-won (Secret Garden) é a estrela do time, Hyeon Jeong-hwa. E foi a verdadeira ex-campeã, Hyeon Jeong-hwa, quem preparou a atriz para o papel. O resultado foi mais do que satisfatório, já que Ha Ji-won encarna o personagem com toda a energia e gestual característicos do esporte.

Os atletas são surpreendidos com a decisão de concretizar uma unificação entre as duas Coréias, do Norte e do Sul (separadas desde o final da Guerra da Coréia, em 1953), para o campeonato internacional de Chiba, no Japão. O encontro entre as duas equipes (mais do que adversárias, inimigas) é, obviamente, tenso. A adversária direta de Jeong-hwa é a norte-coreana Lee Bun-hee. Nos jogos preliminares, a parceira de duplas de Jeong-hwa, Yeon-jeong (Choi Yoon-yeong , de My Daughter Seo-young) não se sai muito bem, colocando em risco a classificação para a final.

Assim, os treinadores Lee (Park Cheol-min, Beethoven Virus), da Coréia do Sul, e Joo (Ki Eung-soo, Sign), da Coréia do Norte, decidem formar uma dupla forte, com Jeong-hwa e Bun-hee. Bae Doona (The Tunnel) também encarna com perfeição a atleta norte-coreana Lee Bun-hee. Han Ye-ri (Age of Youth) é Yoo Soon-bok, parceira de Bun-hee no tênis de mesa.

É fascinante acompanhar a evolução da amizade entre os atletas desta península dividida por uma guerra tão recente, mas de um passado tão glorioso. Apesar do controle rígido do serviço secreto norte-coreano, é inevitável que um bando de atletas jovens e saudáveis queira interagir de forma mais íntima. Lee Jong-suk (I Hear Your Voice) é o atleta norte-coreano Choi Kyeong-seop, que encanta, com razão, as colegas sul-coreanas, especialmente a romântica Yeon-jeong.

Também é divertido ver atores hoje tão famosos, despidos de glamour, mas dando um show de interpretação e de dedicação aos seus papeis. Nem tanto tempo se passou desde a estreia do filme, mas hoje Ha Ji-won e Lee Jong-suk são celebridades da TV e do cinema... Para quem é fã dos atores, ou simplesmente aprecia bons dramas esportivos, As One é um filme imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...