agosto 12, 2016

The Technicians (filme, 2014)



País: Coréia do Sul
Gênero: Ação, Policial
Duração: 116 min.
Título original: The Technicians

Direção: Kim Hong-seon
Roteiro: Kim Yang-joong, Kim Hong-seon

Elenco: Kim Woo-bin, Jo Yoon-hee, Ko Chang-seok, Lee Hyun-woo, Kim Young-cheol, Im Joo-hwan.

Resumo

Ji-hyeok é o líder de um grupo ladrões especializados em grandes roubos. Sua missão mais ousada será roubar uma fortuna de um poderoso empresário mafioso.

Comentário

The Technicians (ou The Con Artists, título não tão charmoso) é um dos ótimos filmes da nova safra de talentosos diretores e roteirista do cinema sul coreano. Eu gostaria de poder resumir a crítica do filme à simples recomendação “confie em mim, assista The Technicians”... Tudo isso porque o mínimo spoiler pode arruinar o prazer de ver a película. O (quase) novato diretor, produtor e roteirista, Kim Hong-seon (Broker, 2016) estreou com o reconhecimento imediato da crítica, ao ser premiado no Festival Blue Dragon Awards, em 2012, com o filme The Traffickers. Persistindo no cinema de ação, Kim Hong-seon volta em 2014, com mais uma bela produção, The Technicians, co-roteirizado por Kim Yang-joong.

Para quem se encontra frustrado com a carreira do ator Kim Woo-bin na TV, ao menos é um consolo ver o quanto seu desempenho no cinema é superior, em todos os gêneros. De nada adiantou a Kim Woo-bin (The Heirs, School 2013) refletir tanto sobre seu primeiro projeto como protagonista absoluto em dramas... A escolha do melodrama Uncontrollably Fond não foi nada feliz. Apesar de ter sido escrito pela respeitada roteirista Lee Kyoung-hee (Thank You, Nice Guy), Uncontrollably Fond não convence, com sua fórmula antiquada e atuações sofríveis (especialmente da cantora pop Suzy). É uma pena ver o esforço de um jovem talento como Kim Woo-bin ser tão desperdiçado, e é bem possível que ele volte a priorizar sua carreira cinematográfica. Ironicamente, se você prestar atenção, verá que há uma ligação íntima entre os dramas da escritora Lee Kyoung-hee, e The Technicians (ver elenco).

Ji-hyeok (Kim Woo-bin, de Twenty) é um especialista em arrombamento de cofres, além de ser um brilhante planejador de grandes golpes. Seu braço direito é Koo-in (Ko Chang-seok, de Kill Me, Heal Me, The Front Line), um experto em falsificações. Quando Ji-hyeok decide roubar uma joalheria, pede a ajuda do hacker Jong-bae (Lee Hyun-woo, de To The Beautiful You), apesar de conhecer a má fama do garoto em trair seus parceiros. Ji-hyeok parece cego ao alto risco de roubar os preciosos diamantes, de propriedade de um poderoso mafioso, o presidente Jo (Kim Young-cheol, de Nice Guy).

Quando os capangas do presidente Jo, liderados pelo misterioso diretor Lee (Im Joo-hwan, de Uncontrollably Fond, Oh My Ghostess, Ugly Alert) capturam Ji-hyeok e seus colegas, tudo parece acabado. Mas o presidente Jo pretende usar o trio em um crime espetacular. Em troca da liberdade, Ji-hyeok e os amigos devem ajudar os mafiosos a roubar milhões de won armazenados no porto de Incheon.

O que a princípio parece mais um filme sobre ladrões charmosos versus rivais malvados, revela-se, para a mais grata surpresa do espectador, em uma trama das mais inteligentes e divertidas. Nada mais deve ser dito sobre a estória, a não ser que seu desfecho é certamente inesperado.

Infelizmente, The Technicians é um filme bem machista, e o único personagem feminino, Eun-ha, interpretado por Jo Yoon-hee (Pied Piper, Unexpected You) só tem a função de servir de isca para os criminosos.
Participações especiais de lindinho Daniel Choi (como dono de uma galeria de arte), e de Cha Tae-hyung, como um estelionatário.

Kim Woo-bin está perfeito como um ladrão elegante e misterioso (no melhor estilo David Niven, em A Pantera Cor de Rosa). Só achei que teria sido mais interessante revelar um pouco mais do passado do personagem, ao longo da estória, mas os roteiristas parecem ter ficado com medo de ‘entregar’ suas motivações antes do tempo. Aí faltou um tanto de malícia, e de confiança na capacidade interpretativa do ator. Mesmo assim, The Technicians está muito acima da média de produções similares, e é diversão garantida para qualquer tipo de público.

Um comentário:

  1. Ótima resenha ...e gostei muito do filme. Realmente bem inteligente e esperava mais sobre o passado do Lee também. Mas a sacada do filme e o plot twist foi excelente!!!

    Mas acredito que não consegui pegar uma parte da transição do final ... não entendi um link que eles fizeram ... me manda seu e-mail para conversarmos a respeito?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...