junho 20, 2014

I Have To Buy New Shoes (filme, 2012)


País: Japão
Gênero: drama, romance
Duração: 115 min.

Direção e Roteiro: Kitagawa Eriko
Direção de Fotografia: Kanbe Chigi

Elenco: Nakayama Miho, Mukai Osamu, Kiritani Mirei, Ayano Gou.

Resumo

A jornalista Teshigahara Aoi (Nakayama Miho) mora em Paris, a belíssima capital da França. Yagami Sen (Mukai Osamu) é um fotógrafo que vai a Paris, acompanhado da irmã mais nova, Suzume (Kiritani Mirei). Sen e Aoi têm apenas três dias para se conhecer e quem sabe, encontrar o amor.

Comentário

I Have To Buy New Shoes é um filme simples e despretensioso, mas que surpreende pela delicadeza das imagens e profundidade das emoções. Ao contrário de muitos filmes no estilo “cartão postal” (como as descaradas propagandas turísticas pagas dos últimos filmes de Woody Allen), I Have To Buy New Shoes, é uma obra diferenciada, criação da talentosa diretora e roteirista Kitagawa Eriko. Para começar, Kitagawa inspirou-se na atriz Nakayama Miho para escrever sua estória de amor. Nakayama Miho é casada com Tsuji Jinsei (músico, escritor, diretor de cinema) com quem mora em Paris desde 2002. Tendo uma atriz japonesa que fala francês, e que conhece muito bem a “Cidade Luz”, protagonizando seu filme, logo se nota que as cenas fluíram de forma muito mais orgânica. Outra escolha acertada foi a de Mukai Osamu ( Hungry!, S - The Last Policeman) para fazer par romântico com Nakayama Miho. Com seu ar de menino, mas porte másculo, Mukai Osamu lembra um pouco um jovem Takeshi Kaneshiro. Kitagawa Eriko é uma autora consagrada, de dramas fantásticos como Sunao ni Narenakute, Hundred Million Stars From the Sky e Long Vacation). Ela já havia trabalhado com Nakayama Miho no também famoso drama Love Story (2001).

O filme não deixa de fazer (e muito bem) seu tour pelas ruas encantadoras de uma Paris primaveril; no entanto, o ponto forte é o encontro breve mas marcante de duas almas solitárias, Aoi e Sen. Teshigahara Aoi (Nakayama Miho) é uma jornalista que trabalha em periódico japonês de distribuição gratuita. Ela foi para Paris cheia de projetos de vida, apaixonou-se, e, anos depois, acabou sozinha, mas sem a coragem, ou a vontade, de voltar à terra natal. Yagami Sen (Mukai Osamu), embora mais jovem, também tinha um grande sonho de tornar-se um fotógrafo artístico, mas, para poder sobreviver, teve de optar pelo lado mais comercial da profissão. Ele é um fotógrafo de sucesso, trabalhando com editoriais de moda e propagandas, mas não se sente emocionalmente realizado com a profissão. Sen chega a Paris literalmente arrastado pela irmã caçula, Suzume (Kiritani Mirei, de Natsu no Koi wa Nijiiro ni Kagayaku). Ela esconde do irmão que sua verdadeira intenção não é a de fazer turismo, mas sim de encontrar seu namorado, Kango (Ayano Gou, de S - The Last Policeman), que mudou-se para Paris para estudar artes plásticas, e não deu mais notícias. A espevitada Suzume apronta para o irmão logo que chegam a Paris, deixando o rapaz plantado à beira do Sena, para ir procurar Kango. Sem conhecer a cidade e sem o endereço do hotel reservado pela irmã, Sen tem sorte de cruzar com uma compatriota, a repórter freelance Teshigahara Aoi. Aoi ajuda Sen a encontrar o hotel e os dois acabam descobrindo ter muito mais em comum que a mesma nacionalidade.


O período em que a estória se passa é curto (um único final de semana) e acompanhamos os passos dos personagens quase que em tempo real. Este ritmo lento, mas fluido, nos dá a oportunidade de desvendar a estória de vida deste casal, especialmente a da simpática Aoi. Teshigahara Aoi é uma mulher de aspecto jovial e delicado, que esconde uma tristeza profunda, causada por uma grande perda pessoal. Mais do que um romance arrebatador, Aoi e Sen encontram um no outro a cumplicidade e a ternura que faltavam em suas vidas solitárias. I Have To Buy New Shoes é um filme para se apaixonar por Paris, e especialmente por este casal inusitado, Aoi e Sen, e sua breve mas intensa estória de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...