maio 20, 2013

Cyrano Agency (filme, 2010)


País de Origem: Coréia do Sul
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 119 min.
Produtor: Shim Jae-Myung

Direção e Roteiro: Kim Hyeon-Seok

Elenco: Eom Tae-woong, Lee Min-jeong, Choi Daniel, Park Sin-hye, Park Cheol-min, Jeon Ah-min.

Resumo

A Agência Cyrano ajuda as pessoas que estão em busca de um relacionamento amoroso sério, mas são tímidas ou inseguras demais para atingir este objetivo sozinhas. Através de missões secretas a agência investiga a vida do alvo de interesse romântico do cliente, e o prepara para a conquista.


Comentário

Aproveitando o gancho do novo drama da tvN, Love Manipulation: Cyrano (estreia no dia 27 de maio), inspirado no filme Cyrano Agency, relembramos esta bela comédia romântica do cineasta Kim Hyeon-Seok.

Quatro amigos usam sua criatividade única de artistas de teatro para formar uma agência de namoros muito diferente. A agência Cyrano usa toda uma parafernália tecnológica, digna de um filme de espionagem, para ajudar cada cliente a encontrar seu par ideal. Gente solitária, em uma metrópole, que pode contar com a assessoria desta equipe de ‘detetives do amor’. Primeiro o cliente indica o alvo de seu interesse. Então o chefe Byeong-hoon (Eom Tae-woong) e seus agentes Min-yeong (Park Sin-hye), Cheol Bin (Park Cheol-min) e Jae-pil (Jeon Ah-min) investigam o alvo e instruem o cliente sobre como conquistá-lo.

Tudo corre bem, até que um dia Byeong-hoon e Min-yeong encontram-se com um cliente muito peculiar, Sang-yong (Choi Daniel). Ele tem muitas qualidades, mas por algum motivo não consegue arrumar namorada. Na verdade, ele já está interessado em uma mulher, e por isso recorre à agência Cyrano. Mas a situação torna-se dramática para Byeong-hoon quando ele descobre que a mulher em questão é o seu antigo amor, Hee-joong (Lee Min-jeong). O que fazer? Ajudar o cliente a ficar com sua ex-namorada, ou sabotar a missão, e tentar reconquistá-la?

Fica óbvio pelo enredo que a trama é inspirada na famosa obra teatral Cyrano (de Bergerac), e também não é a primeira vez que alguém se apropria dela no cinema. Mas é interessante saber que a primeira versão de Cyrano Agency foi escrita há muito tempo, quando o diretor Kim Hyeon-Seok (When Romance Meets Destiny) estava no exército e, segundo ele, pensava muito sobre namoro, e por que as mulheres de quem gostava não correspondiam o seu interesse. Tempos depois, ao mostrar o roteiro para um produtor, este observou que a estória lembrava muito o clássico Cyrano. A partir daí Kim Hyeon-Seok reescreveu o roteiro, até chegar ao Cyrano Agency que conhecemos.

Não é de estranhar que Cyrano Agency tenha dado origem a um drama de TV, já que o filme tem uma estrutura de esquetes, ou micro estórias, com um tom cômico e ao mesmo tempo romântico muito agradável. Com a entrada em cena de Hee-joong, a ex-namorada de Byeong-hoon, o clima fica bem mais dramático. Não é fácil para Byeong-hoon ver Hee-joong se apaixonar por outra pessoa, ainda mais com a ajuda dele. Será que ele terá coragem de conduzir a amada para os braços de outro? Dúvida cruel!


De qualquer modo, entre Eom Tae-woong e Choi Daniel, a atriz Lee Min-jeong está muito bem servida. E a bem da verdade, minhas cenas favoritas foram as do embate entre os dois personagens masculinos... E mais divertido ainda foi ouvir a dupla de atores cantarem juntos uma das músicas tema do filme. Seria muito bom ver estes dois juntos novamente em outra produção, seja na TV ou no cinema.

Cyrano Agency é um filme simpático, que nos faz sorrir e suspirar, ao nos reconhecermos em muitas de suas estórias de amor, decepção e superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...