março 08, 2013

Soul Mate (drama, 2006)


País: Coréia do Sul
Gênero: Drama, Romance, Comédia
Duração: 22 episódios + 1 especial
Produção: MBC TV

Direção: Noh Do-cheol, Seo Hye-eun
Roteiro: Jo Jin-gook, Park Eun- Jeong, Nam Ji-yeon

Elenco: Sin Dong-wook, Lee Soo-kyeong, Choi Philip, Sa Kang, Otani Ryohei, Jang Mi-ne, Kong Jeong-hwan, Kim Mi-jin, Lee Jung-yong, Ha Joo-hee, Joo Ho
Resumo

Soul Mate retrata os encontros e desencontros amorosos de um grupo de jovens adultos vivendo em Seul, enquanto faz o espectador questionar até que ponto é uma ilusão acreditar na existência de uma alma gêmea.
Comentário

Soul Mate estreou em 2006 e seus 22 episódios foram ao ar de dois em dois, ao longo de 12 dias, num formato um pouco diferente do habitual. Soul Mate me fez lembrar alguns dramas recentes, como I Need Romance ou Twelve Men in a Year, tanto pelo formato como pela temática.  A estória foca a vida sentimental de quatro casais por volta dos seus 30 anos, e suas visões muito particulares sobre o amor.
Passado o choque com o visual para lá de cafona (mas na época muito moderno, é claro) dos personagens, fica a boa impressão quanto aos diálogos e às situações. Se o drama fosse refeito hoje, pouca coisa mudaria além da moda e dos aparelhos celulares, pois quando se fala de amor e relacionamentos entre homens e mulheres, o tempo passa, mas os conflitos e dilemas são os mesmos.

Em cada episódio da sitcom nos deparamos com os problemas amorosos de um ou mais personagens, mas o centro da trama está em Sin Dong-wook e Lee Soo-kyeong, e se o casal está ou não destinado a ficar junto, como almas gêmeas.
É engraçado que o personagem interpretado por Sa Kang, a riquinha mimada e conservadora Hong Yu-jin, me pareceu tão detestável a princípio, que quase abandonei o drama já no primeiro episódio. Ainda bem que resolvi dar uma segunda chance ao drama, pois no final das contas, a chatinha Hong Yu-jin foi a que protagonizou as cenas mais engraçadas, e também algumas das mais comoventes de Soul Mate.

E o resto do elenco também é muito agradável, principalmente o casal principal, Sin Dong-wook e Lee Soo-kyeong. Lee Soo-kyeong mostra-se, como sempre, muito confortável em um papel cômico, mesmo que com alguns toques de dramaticidade. Entre os personagens ela é que tem o visual mais clean, e portanto menos datado. Sin Dong-wook, por outro lado, parece um personagem de mangá dos anos 90. Mas não dá para negar o charme mortal do rapaz, o que ajuda em muito a superar suas fraquezas como ator.
O mesmo já não dá para dizer do japonês Ryohei Otani, cuja atuação sofrível é ainda mais destacada por seus ternos e camisas abomináveis.

Em uma nota um tanto triste, o último trabalho do ator Sin Dong-wook foi o drama Wish Upon a Star, de 2010. Depois disso, o ator foi dispensado do serviço militar, ao ser diagnosticado como portador de uma doença grave e muito rara, denominada CRPS (Complex Regional Pain Syndrome), e que infelizmente afastou Sin da vida pública por tempo indefinido.
A turma simpática de Soul Mate: Ryohei Otani, Sa Kang, Lee Soo-kyeong, Sin Dong-wook, Jang Mi-ne, Kong Jeong-hwan, Kim Mi-jin e Choi Phillip
No mais, Soul Mate é altamente recomendável para quem procura um drama que fuja um pouco dos padrões coreanos do gênero, e que fale de amor de um jeito mais realista, mas sem perder o bom humor. E porque não dizer, sem nos fazer perder a esperança de que nossas almas gêmeas possam estar por aí, em algum lugar deste mundo, procurando por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...