agosto 07, 2012

Os Filmes Favoritos de Bong Joon-ho


A cada dez anos a revista Sight & Sound realiza uma pesquisa que resulta na lista dos (supostos) 50 melhores filmes de todos os tempos. Obviamente, à medida que o tempo passa, a lista sofre alterações, e embora os clássicos (como Cidadão Kane) sempre estejam presentes, a ordem muda, assim como surgem algumas novidades.

Além desse ‘listão’, a revista pede aos diretores de cinema que realizem uma lista com suas preferências pessoais, e para os cinéfilos é muito interessante descobrir o que move e influencia os seus diretores preferidos.

No meu caso, fiquei muito curiosa em ver a lista do diretor coreano Bong Joon-ho (Mother, The Host), um dos meus cineastas favoritos. Ao contrário das listas de outros diretores, a lista de Bong tem muito a ver mesmo com seu trabalho como cineasta. A influência do suspense psicológico é bem nítida em sua cinematografia. Agora, o que achei intrigante mesmo foi ele ter escolhido o filme Zodiac, exatamente entre seus dez filmes favoritos de todos os tempos. Não que Zodiac não seja um bom filme, muito pelo contrário. Acontece que, na época (2007) de seu lançamento, ao assistir no cinema esse filme do diretor David Fincher (Clube da Luta, Seven), não pude evitar pensar em suas semelhanças incríveis com Memories of Murder (2003) de Bong. Ambos os thrillers coincidem espantosamente ao contar uma estória baseada em fatos reais, a de um assassino serial que assusta a sociedade, levando um grupo de policiais a perseguir obsessivamente o criminoso, sem nunca conseguir capturá-lo. Memories of Murder até hoje é meu filme coreano favorito, e cada vez que revejo essa obra não deixo de me surpreender com sua beleza. É um sentimento de prazer indescritível desfrutar de imagens tão maravilhosas, somadas a uma música que flui com tamanha perfeição. Um sentimento que, confesso, repetiu-se poucas vezes até hoje, em filmes como Blade Runner, ou In the Mood for Love.

Quer ver a lista completa da revista Sight & Sound? Siga esse link: http://bit.ly/Mz5wld
Quer ver as listas individuais dos cineastas? Clique aqui: http://bit.ly/OwDfPm

Tanto o filme Memories of Murder (2003) de Bong Joon-ho, como Zodiac (2007), do norte-americano David Fincher estão disponíveis em DVD no Brasil. Se ainda não assistiu, corra até uma boa locadora, ou melhor ainda, compre os dois filmes.


A lista de Bong Joon-ho:

1. A City of Sadness (1989, dir. Hou Hsiao-hsien)
2. Cure (1997, dir. Kiyoshi Kurosawa)
3. The Housemaid (1960, dir. Kim Ki-young)
4. Fargo (1996, dir. the Coen Brothers)
5. Psycho (1960, dir. Alfred Hitchcock)
6. Raging Bull (1980, dir. Martin Scorsese)
7. Touch of Evil (1958, dir. Orson Welles)
8. Vengeance Is Mine (1973, dir. Shohei Imamura)
9. The Wages of Fear (1953, dir. Henri-Georges Clouzot)
10. Zodiac (2007, dir. David Fincher)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...