agosto 05, 2012

Christmas in August (filme, 1998)


País: Coréia do Sul
Gênero: drama, romance
Duração: 97 min.

Direção: Heo Jin-Ho
Roteiro: Oh Seung-wook, Heo Jin-Ho

Elenco: Han Suk-kyu, Shim Eun-ha, Lee Han-wi, Sin Goo.

Resumo

Jung-won (Han Suk-kyu) é dono de um pequeno estúdio fotográfico e leva uma vida rotineira e solitária. Apenas seus parentes mais próximos sabem que ele foi diagnosticado com uma doença grave e tem pouco tempo de vida. Eis que surge a jovem Da-rim (Shim Eun-ha), como um presente de Natal adiantado, e dá a Jung-won uma última chance de ser feliz.


Comentário

O tema envolvendo a “fatalidade de um amor condenado por uma doença terminal” é um dos mais repetidos (para não dizer quase esgotados) no cinema mundial - vide clássicos como Love Story, ou sucessos comerciais mais recentes como Sweet November, e Autumn in New York. Pessoalmente, prefiro fugir dessa temática piegas, mas felizmente esse não é o caso de Christmas in August. Em seu primeiro trabalho como diretor, Heo Jin-ho (April Snow) optou por um enfoque mais sensível, preocupando-se mais com as ações do que com as palavras dos personagens.

Embora Jung-won pareça conformado com seu destino, ele não consegue externar seus sentimentos diante dos amigos, e especialmente de Da-rim. Essa angústia interna que cresce em Jung-won gera um sentimento de profunda empatia no espectador. O final é como uma pílula amarga mas inevitável, como tudo nessa nossa curta passagem pela Terra.


Intrigante é o modo como o ator Han Suk-kyu constrói seu personagem. Ele retrata Jung-won como um homem quase ‘bom demais’, uma figura sempre tranquila e sorridente. Mas aos poucos percebemos que esse ar ‘juvenil’ de Jung-won é na verdade uma máscara que ele acostumou-se a usar para disfarçar diante dos outros suas angústias pessoais – a perda da mãe na infância, o amor de sua vida que casou-se com outro... Jung-won é um homem de uma dignidade comovente, que tem sempre um olhar de carinho e preocupação com o próximo. Um personagem dos mais humanos e inesquecíveis. Grande ator, como sempre, Han Suk-kyu. Recomendo assistir a outros trabalhos de Han, como Shiri (1999), Tell Me Something (1999), Eye for an Eye (2008), ou o drama Deep-rooted Tree (2011), em que interpreta magnificamente o Rei Lee Do.

Pode-se descrever Christmas in August como um romance singular, onde não se ouvem palavras de amor, nem se presenciam gestos dramáticos, mas nem por isso as emoções são menos poderosas. Han Suk-kyu e Shim Eun-ha vivem um drama romântico único e por isso mesmo, inesquecível.
Além de ter sido um grande sucesso de bilheteria em seu país, na época de seu lançamento, Christmas in August recebeu no Korean Film Awards (1998) os prêmios de melhor filme, diretor, atriz e fotografia.

2 comentários:

  1. Voce escreve muito bem, onde eu posso encontrar esse filme, voce sabe?

    ResponderExcluir
  2. Oi Karine,
    para ver online, tem no dramacrazy.net (legendas em inglês).
    abraço,
    Sam.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...