março 26, 2012

Horan (cantora)


Photo-by-Lee-Sang-yeol
Mais conhecida como vocalista do trio sul coreano Clazziquai Project, banda que experimenta vários gêneros musicais, como música eletrônica, acid jazz e bossa nova.

Horan também segue com projetos paralelos, com sua banda IBADI, com trabalhos musicais solo, e com uma tímida carreira de atriz.

Nascida Choi Sujin, em 1979, é formada em Psicologia, pela Universidade de Yonsei.


Em entrevista recente ao The Yonsei Annals, Horan, contou que sonhava ser cantora desde a adolescência. Aconselhada pelos pais, resolveu seguir com os estudos acadêmicos, mas a partir do segundo semestre universitário ela, que já vinha recebendo várias ofertas de contrato de gravadoras, resolveu seguir de vez a carreira musical.

No ano de 2001, Alex e o DJ Clazzi (Mr. Clazziquai) fundaram o Clazziquai Project, no Canadá. Quando surgiu a primeira oportunidade de gravar um álbum, é que Horan entrou no projeto. Ela credita todo o mérito de levar a música eletrônica sofisticada para a Coréia do Sul ao DJ Clazzi. Horan descreve sua contribuição como a de “um instrumento dentro do Clazziquai, tentando expressar bem a música eletrônica”.

Alex, DJ Clazzi, Horan

A cantora adotou o nome Horan desde que debutou como artista, e diz que a mudança foi uma forma de “simbolizar uma mudança de identidade em minha nova vida e um ponto de virada na carreira musical”.

Quanto ao Clazziquai, segundo ela, um novo álbum deve sair no final desse ano de 2012. Enquanto isso, Horan prepara um novo disco com seu projeto musical paralelo, o IBADI.

IBADI




Horan conta que também está trabalhando em um livro, chamado “Horan´s Da Capo”. Ela explica que ‘da capo’ é um termo musical especial que significa ‘voltar ao princípio’. O livro é uma coletânea de artigos que ela vem escrevendo para a revista masculina Men´s Health coreana, numa coluna intitulada Walk Between the Lines. Estes artigos consistem de ensaios e estórias sobre a indústria da música.

Horan, ao contrário de seu parceiro musical Alex (Pasta, drama, 2010), não tem se aventurado com seriedade na carreira de atriz, apesar de uma estreia promissora no drama Call of the Country (2010). Depois disso ela fez pequenas participações especiais (a maioria como ela mesma) na TV, como nos dramas All About Marriage (2010), The Greatest Love (2011), e no filme Always (2012), num duo com Alex, cantando a música tema Blooming Flowers. Fazia três anos que os dois não subiam ao palco juntos. Foi uma alegria para quem é fã, matar a saudade desse casal tão lindo e talentoso!

Alex e Horan

Uma curiosidade: é óbvia e reconhecida a influência da bossa nova em alguns dos álbuns do Clazziquai... E isso fica mais do que claro em uma cena do drama Call of the Country, quando o personagem interpretado por Horan (a agente de polícia Choi Eun-seo) comenta com o ator Kim Sang-kyeong (como o agente Go Jin-hyeok) que seu músico favorito é João Gilberto!? (ele mesmo, o pai da bossa nova).

Call of the Country, drama

Para ouvir Horan: álbum "Color Your Soul" (Clazziquai, 2005); single "Solitude" (Ibadi - Brain OST, 2012).




Para ver Horan, atriz: Call of the Country (2010), como a agente Choi Eun-seo.

2 comentários:

  1. Sou apaixonada pelo Clazziquai e adoro o IBADI... sem saber que eles possuiam a mesma cantora kkkkkkkkkk
    Amei a postagem..

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Pois é, THC também é cultura!
    bjs,
    Sam.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...