outubro 26, 2011

Fukuyama Masaharu (ator, músico)


Quem conhece um pouco da cultura pop japonesa certamente já ouviu falar desse artista multi-talentoso. Cantor e compositor, ator, radialista, fotógrafo... são algumas das muitas habilidades de Fukuyama Masaharu.

Fukuyama 'Masha' Masaharu nasceu na cidade de Nagasaki, no inverno de 1969.

Assim que se formou no ensino médio, Fukuyama partiu para Tóquio para fazer um teste no estúdio de cinema Amuse. Mas seu sonho era seguir a carreira de músico. Sua estréia como músico, em agosto de 1989, e o lançamento de seu primeiro single em 1990 não chamou a atenção do público. A sua sorte mudou quando uma de suas músicas foi usada em um comercial de TV (Victor TV). Um programa semanal de rádio, o famoso “All Night Nippon” também fez maravilhas para a popularidade de Fukuyama.

Sua primeira aparição em um drama de TV foi em 1991, Because There is Tomorrow, com a popular atriz Imai Miki.

Em 1993, o drama Hitotsu Yane no Shita (Under One Roof) foi um sucesso, e tornou Fukuyama uma estrela.

Com o álbum Calling vendeu seu primeiro milhão de cópias. Daí em diante, estrelou vários dramas de TV de sucesso, como Hitotsu Yane no Shita 2 e Meguriai (Chance Encounter) com a atriz e cantora Tokiwa Takako.

Ele também foi um enviado especial da TV Asahi, para fotografar as Olimpíadas de Sydney de 2000.

Seu primeiro papel principal como ator no cinema foi na adaptação da série da Fuji TV Galileo (2007). No filme Galileo: Yogisha X no Kenshin ele volta a interpretar o gênio da física Yukawa Manabu. Fukuyama compôs a música tema do filme, Saiai, cantada pela atriz Shibasaki Koh.

O drama de TV, que foi um grande ‘hit’, é baseado na série de novelas do famoso escritor Higashino Keigo (a novela que inspirou o filme recebeu o importante Naoki Prize).

Como curiosidade, Fukuyama revelou em 2009 ser um "Hibaku nisei", ou seja, um filho de sobreviventes da bomba atômica de Nagasaki.

Foi em 2010 que ele estrelou seu primeiro drama histórico (taiga), Ryomaden (NHK TV), no papel de Sakamoto Ryoma, figura legendária do século 19.



Dramas (TV):

- Ryoma den (NHK, 2010);
- Galileo: Episode Zero (Fuji TV, 2008);
- Galileo (Fuji TV, 2007);
- Bijo ka Yajuu (Fuji TV, 2003);
- Perfect Love (Fuji TV, 1999).

Filmes:

Amalfi: Megami No50-Byou (2009);
- Yogisha X no Kenshin (2008).

Como compositor de trilhas para TV:

- Música para Galileo (Fuji TV, 2007);
- KISS Shite, drama Galileo (Fuji TV, 2007);

- Tokyo*, drama Slow Dance (2005);
*Uma de minhas músicas favoritas de Masha, e abertura dessa série muito bacana (vale ver!).



- Niji, do drama Water Boys, Water Boys 2 e Water Boys Finale (2003);

Recomendo também o álbum de j-rock Zankyou (Reverberation) de 2009.

Prêmios

- 55 Television Drama Academy Awards: Melhor Ator, no drama Galileo (2007).
- 4 Television Drama Academy Awards: Melhor Música Tema “Saiko no Kataomoi” (1995).

Dois dramas com Fukuyama que assisti e posso recomendar são Galileo, e Beauty or Beast. E um taiga drama, Ryoma Den, projeto meu para assistir no futuro, aos pouquinhos...


Galileo (Fuji TV, 2007)

Esse drama, um misto de policial e mistério, fez tanto sucesso que, além dos 10 episódios, teve um especial e uma produção cinematográfica, Galileo: Yogisha X no Kenshin. Galileo foi estrelado por Fukuyama Masaharu (como Yukawa Manabu) e a Shibasaki Kou (como a detetive Utsumi Kaoru).

Sinopse

Utsumi Kaoru é uma detetive policial novata. Esquentada, ousada, e com um forte senso de justiça, ela se vê tentando resolver crimes que tem elementos de mistério. Para ajudá-la nessas investigações está Yukawa Manabu, um professor de Física e gênio reconhecido. Desfrutando o desafio de resolver mistérios "impossíveis”, ele ajuda a detetive a desvendar vários crimes.


Bijo ka Yajuu, Beauty or Beast (Fuji TV, 2003)

Esse drama romântico, em 11 episódios, cobre o dia a dia de um programa de notícias em uma grande rede de TV japonesa, com todo seu estresse, correria, e relações nem sempre harmônicas entre repórteres e seus chefes. Fukuyama Masaharu, como o repórter fanfarrão Nagase Hiromi, está maravilhoso, charmoso, debochado, e principalmente, muito humano. Matsushima Nanako, como a chefe de jornalismo Takamiya Makoto, é muitas vezes irritante e prepotente, mas aos poucos, os motivos de seu comportamento muitas vezes radical são desvendados, e chegamos a simpatizar com sua personalidade dominadora. E é uma delícia acompanhar os embates diários desse casal. Um drama imperdível.

Sinopse

Depois de formar-se na Faculdade de Direito da Universidade de Tóquio, Makoto Tamiya vai para a Universidade de Harvard, fazer o seu MBA. Mais tarde, ela trabalha como repórter em uma grande rede de TV norte americana. Enquanto cobria uma estória em um simpósio internacional em Paris, Makoto é convidada a trabalhar para a JBC Televisão, no Japão. O produtor de notícias na JBC quer usar Makoto para ajudar a alavancar a audiência do canal. Ele a persuade a aceitar o emprego, em troca de um salário absurdamente alto, e também lhe dá o direito de contratar a equipe que precisar. Enquanto Makoto está sendo trazida para ser a salvadora do departamento de notícias, um homem é transferido do departamento de programas de variedades. Seu nome é Hiromi Nagase. Então, agora o departamento de notícias do canal de TV tem Makoto, que acha que os índices de audiência são tudo na vida, e Hiromi, que valoriza o sucesso de um programa como apenas um meio pessoal de desfrutar a vida. Essas duas personalidades totalmente diferentes vão se misturar e de alguma forma atingir um entendimento mútuo, criando uma comédia romântica deliciosa.






Ryoma Den

O Taiga drama de número 49 da NHK é Ryoma Den, que se passa no Período Bakumatsu. Estrelado por Fukuyama Masaharu, como Sakamoto Ryoma, teve um total de 48 episódios.

Sinopse

A estória é focada na vida de Sakamoto Ryoma, que viveu de 1835 a 1867. Ele foi um importante líder no movimento para derrubar Tokugawa Bakufu, eventualmente trazendo a Restauração Meiji. Ele tabmém foi um dos fundadores da marinha japonesa moderna, através da incorporação de tecnologia ocidental, que provou ser uma força reconhecida durante a revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...