outubro 04, 2011

BA:BO (filme, 2008)



Origem: Coréia do Sul
Gênero: drama
Duração: 98 min.
Direção: Kim Jeong-kwon
Roteiro: Kim Yeong-tak

Elenco: Cha Tae-hyeon, Ha ji-won, Park Hee-soon, Lee Ki-young, Park Ha-seon.

Resumo

Ji-ho é uma promissora pianista, estudando e apresentando-se na Europa há anos. Mas uma noite ela tem uma crise de pânico no palco, e não consegue mais tocar piano. Abatida, ela volta para a casa do pai, numa cidade do interior da Coréia. Ali ela reencontra um antigo colega de escola, Sung-ryong. Antes um garotinho esperto, Sung-ryong sofreu um acidente ainda na infância, e agora com vinte e poucos anos, tem a mente de uma criança. E ele nunca se esqueceu do seu primeiro amor, Ji-ho. Sua única outra preocupação é cuidar de sua irmã mais nova Jee-in. Para sustentá-la, já que os pais são falecidos, Sung-ryong vende torradas em frente à escola da irmã. Jee-in tem vergonha do seu irmão deficiente e faz de tudo para ignorá-lo. Apenas o amigo de infância Sang-soo entende a mente inocente de Sung-ryong. No entanto, Sang-soo tem seus próprios problemas convivendo com o submundo do crime. É aí que Sung-ryong, uma pessoa que sempre foi rejeitada e considerada inútil pela sociedade, prova que sua vida tem um significado muito mais que especial, verdadeiramente milagroso.

Comentário

Ba:Bo é um belíssimo melodrama, sensível sem cair na pieguice, que conta a estória do jovem, Sung-ryong , que teve uma vida muito sacrificada, desde a infância, quando perdeu o pai em um acidente que lhe trouxe seqüelas mentais, e na subseqüente morte da mãe. Só lhe restou se apegar à irmã mais nova, da qual cuida com carinho e devoção total. Seu único amigo é o antigo colega de escola, Sang-soo, um malandro que trabalha para a máfia local. Nenhum dos habitantes parece se importar com os percalços de Sung-ryong, mas todos adoram consumir as torradas que ele prepara todas as manhãs, numa barraquinha em frente à escola da irmã, e que é sua única fonte de renda. É nessa situação que surge a jovem Ji-ho, voltando para a casa do pai, depois de um fracasso profissional na carreira de pianista clássica que a deixou traumatizada. Sung-ryong fica encantado ao reencontrar seu antigo amor platônico de infância, mas Ji-ho também o faz lembrar-se do motivo pelo qual foi expulso da escola na época. Mas é melhor não revelar mais do enredo para não estragar o prazer e assistir esse belo drama coreano.


O elenco: Como não poderia deixar de ser, a grande estrela do filme é Cha Tae-hyeon, muito bem sucedido no desafio de interpretar o inocente Sung-ryong. O ator também recebeu muitos elogios por sua atuação recente no filme Hello Ghost, uma mistura de comédia e terror muito divertida. No papel da pianista Ji-ho, a também talentosa e simpática atriz Ha ji-won, mais conhecida pelo drama Secret Garden (2010), e atualmente a “rainha” do cinema de ação coreano (ver Sector 7, Haeundae). E para completar, Park Hee-soon (como Sang-soo), que apesar do papel pequeno, brilha graças ao seu carisma inegável (ele me faz lembrar muito do ator Jeong Jae-yeong). Recomendo o filme Seven Days, um thriller em que Park interpreta um policial que ajuda uma mulher (Kim Yoon-jin) a encontrar a filha seqüestrada. E Park acaba de estrelar o drama de tribunal The Client, com Jang Hyeok e Ha Jeong-woo. Falaremos futuramente sobre esse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...