dezembro 01, 2010

Wives and Daughters (BBC TV)



Wives and Daughters (Esposas e Filhas) é uma série em 4 episódios, uma adaptação de 1999 da BBC TV para o romance Wives and Daughters: An Everyday Story, da escritora vitoriana Elizabeth Gaskell.

A estória é centrada em Molly Gibson (Justine Waddell), a filha de um médico do interior, a as mudanças que ocorrem em sua vida após seu pai viúvo resolver casar novamente. A união traz para a vida até então tranqüila dela uma madrasta rigorosa (Francesca Annis) e uma irmã postiça namoradeira, Cynthia (Keeley Hawes), enquanto uma amizade com um vizinho traz à tona um romance inesperado.

A adaptação é escrita por Andrew Davies e a direção é de Nicholas Renton.
O elenco inclui Sir Michael Gambon, Penelope Wilton, Bill Paterson e Rosamund Pike.

A Autora

Elizabeth Cleghorn Gaskell (1810 – 1865),foi uma autora inglesa que escreveu roamnces e contos durante a Era Vitoriana. Seus romances oferecem um retrato detalhado das vidas das várias camadas sociais da época, incluindo os muito pobres, e por esse motivo são de interesse tanto dos historiadores como dos amantes da literatura.

O primeiro romance de Gaskell, Mary Barton, foi publicado anonimamente em 1848. Os demais romances mais conhecidos dela são Cranford (1853), North and South (1854), e Wives and Daughters (1865). Cranford e North and South também foram adaptados com sucesso para a telinha.

Ela se tornou uma escritora popular em sua época, e suas estórias de fantasmas eram muito apreciadas. Teve ajuda do escritor Charles Dickens, que publicou seus trabalhos na revista Household Words. Suas estórias de fantasmas são muito distintas, na veia "Gótica", de sua ficção industrial.

Embora seu estilo se acomode às convenções vitorianas (incluindo assinar seu nome como “Sra. Gaskell”), ela frequentemente emoldura suas estórias como críticas às atitudes contemporâneas. Ela foca assuntos como o trabalho nas fábricas e o papel da mulher na sociedade, com narrativas complexas e personagens femininos dinâmicos.

Além de seu trabalho ficcional, Gaskell escreveu a primeira biografia de sua colega escritora, Charlotte Brontë.

A série North and South já está disponível em DVD no Brasil.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...