abril 04, 2008

The Curse of the Golden Flower (China)


A Maldição da Flor Dourada/ Curse of the Golden Flower
(DVD Sony Pictures, China, 2007)
Diretor: Zhang YimouAtores: Gong Li, Chow Yun Fat, Jay Chou.- No original mandarim se traduz algo como “O exército dourado chega à cidade”.
Com A Maldição da Flor Dourada o aclamado diretor Zhang Yimou fecha uma espécie de trilogia épica, juntamente com Herói e O Clã das Adagas Voadoras.

Embora muito mais grandioso e calcado em fatos históricos, o impacto do filme é bem menor, se comparado aos anteriores. Os cenários do palácio imperial são impressionantes, foram construídos primorosamente nos estúdios de cinema de Beijing. Os figurinos são outro destaque dessa produção cara para os padrões asiáticos, com trajes ricamente bordados, e armaduras em metal pesado que tornaram exaustivas as filmagens para os atores. Todo esse cuidado que serviria ao enriquecimento da estória acabou sendo um empecilho, já que se trata, no fundo, de um drama familiar, e não de um épico de batalhas imperiais.

O conflito interno do imperador da dinastia Tang (Yun Fat) com sua esposa (Li) e o reflexo trágico sobre os filhos do casal é seguido com interesse, graças às boas atuações, e ao clima intimista e shakespeareano do enredo. No entanto, os cortes bruscos para as cenas de lutas e batalhas (que o time de TH&C adora!) não combinam com o resto da trama, são como dois filmes paralelos.

Enfim, para quem é fã do cinema chinês e do diretor Zhang Yimou, sempre vale a pena conferir! E para as fãs do ator/cantor pop taiwanês Jay Chou (príncipe Jai) tem o bônus da música dos créditos finais cantada por ele.

Assista também: O Imperador e o Assassino, com Gong Li (DVD,Califórnia Filmes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...